quinta-feira, 14 de junho de 2007

Alexandre (BA): acho que temos que olhar a cultura sob o ponto de vista da saúde, da emoção e não apenas do ponto de vista comercial.

Maurício: a sociedade civil deve manter a discussão da Convenção. Devemos também lutar pela regulamentação de alguns setores, principalmente dos índios, às tutelas.
O prêmio é uma conquista dos grupos indígenas, que propuseram a demanda. Há a participação das lideranças indígenas, há uma flexibilização da legislação. Ainda tem a questão da oralidade, devemos lutar pela sua aceitação como forma de reconhecimento. Devemos também incluir a sociedade civil na elaboração de políticas públicas.

Fernanda (DF): em relação à institucionalização da participação dos mestres, temos que pensar na representatividade diante da multiplicidade.

Josiane (DF): quero ressaltar a relação entre a cultura tradicional e a economia da cultura. Quando eu retiro a expressão do seu local de origem, ela perde expressão? Como tornar essa relação positiva com o capitalismo e a indústria cultural para trazer renda às comunidades?

Nenhum comentário: