sexta-feira, 1 de junho de 2007

Como Participar


Caros participantes da oficina Conhecimentos Tradicionais, preparatória para o “Seminário Internacional sobre Diversidade Cultural: práticas e perspectivas”, do Ministério da Cultura do Brasil em parceria com a Organização dos Estados Americanos.

Vamos começar com o paper elaborado pelo prof. José Jorge de Carvalho, da UnB. A idéia é que cada um contribua a partir de seu campo de atuação, formação e interesse.

O objetivo da oficina é então oferecer um espaço de reflexão e troca sobre os conhecimentos tradicionais que incorpore os mestres(as) e líderes das comunidades lado a lado com pesquisadores, representantes da sociedade civil e produtores culturais vinculados às comunidades, aos grupos tradicionais e às suas redes (ampliadas e migrantes) de arte e de saberes. Esse trabalho em colaboração, se executado a contento, poderá significar uma experiência de interculturalidade, em que cada participante fala a partir do seu horizonte cultural, ao mesmo tempo que se dispõe a incorporar aspectos dos horizontes dos outros participantes. As áreas de diálogo intercultural a respeito dos saberes tradicionais são múltiplas.

Vocês podem postar comentários às questões postadas diretamente no blog, ou se preferirem abrir novos temas e debates, podem enviar por e-mail para Marcela Bertelli, facilitadora desta oficina (marcelabertelli@terra.com.br). Todos os dias as mensagens enviadas serão postadas aqui no blog. Você também pode enviar seu mini-currículo e foto para a coluna "quem somos".

Ao final da oficina, todo o conteúdo será reunido e servirá de subsídio para a realização do “Seminário Internacional sobre Diversidade Cultural: práticas e perspectivas”, que acontecerá por meio de videoconferência às 9 horas no dia 14 de junho de 2007. Todos estão convidados para acompanhar o seminário, seja de algum ponto local disponível para reunir pessoas e promover a participação mais ampla possível, seja pela internet de qualquer local.

Qualquer dúvida sobre como participar, entrem em contato com a facilitadora da oficina: marcelabertelli@terra.com.br

Boa leitura e bom trabalho!