quinta-feira, 14 de junho de 2007

Perguntas

Feira de Santana: devemos considerar a questão do direito à informação. Porque os metres têm poder de atuação e realização. Mas temos que pensar em formas de melhorar o acesso à informação porque a prática melhoraria bastante.
O que as comunidades percebem é que os pesquisadores e cineastas vão lá, filmam, pesquisam e vão embora.

Maria Fulgência (Feira de Santana): devemos lutar pela disseminação da informação, para que o espaço de reflexão seja ampliado e para que consigamos mudar essa situação, a concentração, a colonização.

Lia (SP): sob o ponto de vista da comunicação, ela é unilateral, de mão única. Em poucos casos há o compartilhamento das linuagens e dos instrumentos. Precisamos pensar na diversidade na comunicação.

Socorro (PR): como vamos levar a discussão do meio-ambiente em relação à cultura, elas estão juntas. Preocupam-me as populações ribeirinhas. Devemos pensar também em instrumentos legais que considerem as culturas, os hábitos. E também em políticas públicas integradas e transversais.

Felipe (PR): a globalização atinge de forma arrasadora as comunidades tradicionais. Como conter o processo de aculturação? Como ajudar as comunidades a se verem como locais e globais? Como unir o discurso e as demandas das comunidades?

Nenhum comentário: