segunda-feira, 4 de junho de 2007

Visão sobre os Indígenas

sebastian disse...

É muito bom estarmos dialogando sobre este tema.

Espero que o diálogo possa se enriquecer ainda mais durante o encontro presencial onde espero encontrar pessoas das diferentes regiões de Brasil, das diferentes etnias, de diferentes culturas e saberes.
Particularmente estou ainda muito preocupado com a visão geral que os “brancos” tem sobre os indígenas... E particularmente os brasileiros sobre os indígenas que vivem neste território... Por exemplo, na Bahia tem mais de 25.000 adiados... Mas para a maior parte das pessoas nem sequer são índios!
Muitas vezes ate os próprios indígenas da Amazônia descriminam os indígenas do nordeste, sem sequer perceber que estes poderiam estar colaborando, desde suas experiências de resistência, para que a “COLONIZACAO” que continua chegando seja para os AMAZÔNICOS um processo com maior visão critica.

Compartilho duas observações para provocar o dialogo!

1) No texto se menciona “a alteração da consciência”... Eu particularmente nunca ouvi índio falar assim - certo que seria desrespeitoso falar de ALUCINOGENOS como comumente se escuta por ai... Mas acredito que alguns xamas, após dialogo intercultural, já estão usando uma terminologia mais bonita: “Expansão de consciência”... Já que para muitos índios, esta nossa forma “normal” de viver parece que é uma forma quase sem consciência... E os rituais ou plantas poderiam nos ajudar a viver um pouco mais conscientes.

2) Desde que se criaram as escolas indígenas na Bahia, ainda há dificuldades de implantar essas ações... Ainda exige-se que os diretores das escolas indígenas sejam do padrão “branco”... Às vezes exigem o nível superior de estudo, mas ainda não houve tempo suficiente e possibilidades reais para os indígenas obter essa formação; às vezes exigem concurso publico, sendo que nunca foi facilitado aos indígenas chegar ate esse lugar... Embora a diretrizes sejam de dar valor ao próprio, ao especifico a lei morde o rabo... Existem muitos diretores de escola indígenas "brancos” quando para os indígenas já há indígenas que para seus valores e tradição (o que “branco” chama de educação) estão mais que preparados a adequados a seus desejos... Porque os conhecimentos tradicionais existem hoje pela tradição e não pela alfabetização, concurso ou graduação... Programas como AÇÃO GRIO estão chegando especialmente bem nesse lugar, porque o sistema publico escolar esta criando uma elite dentro das aldeias... onde a renda por capita é quase inexistente....existem professores que ganham mais de um salário... Porque não dar esse recurso para a comunidade administrar seguindo sua própria organização social e critérios, respeitando assim o articulo da constituição 231 e 232!

sebastian.gerlic@gmail.com

31 de Maio de 2007 20:47

Nenhum comentário: